terça-feira, 27 de maio de 2008

Sustentabilidade em saúde!

Sustentabilidade em saúde!
Sim é isso mesmo! É possível alcançar sustentabilidade também em saúde!
milênios, o homem vem se valendo de sua observação e experimentação da natureza e com ela aprendeu que plantas, sementes, raízes e animais pode tanto curar como matar. O alimento além de prover os nutrientes necessários para a manutenção da vida, podem também curar-nos de muitos males físicos e psíquicos; nosso corpo é sem dúvida uma usina capaz de processar alimentos na energia que sustenta a vida biológica.
Nas culturas antigas havia os magos, os xamãs e os curandeiros para cuidar do mau funcionamento dessa fantástica usina biológica. No entanto em nossos dias até mesmo nossa saúde virou monopólio de poucos, um monopólio altamente perigoso, pois os efeitos colaterais dos medicamentos atuais são assombrosos.
Quando penso em sustentabilidade em saúde, penso primordialmente na educação que deveríamos aprender e, da qual carecemos tanto; é preciso saber mais sobre nosso corpo e suas reações tanto a alimentos, como a medicamentos, a emoções e o tipo de vida que vivemos. É necessário abandonar nossa ignorância neste assunto, afinal se conhecermos nosso corpo, e os alimentos que promovem o bem estar, bem como o melhor remédio para uma simples gripe, estará agindo preventivamente evitando assim uma série de doenças. Tudo que é cuidado prospera e, tudo que é negligenciado definha, morre; se extingue!
De que adianta dizer que o corpo humano é dividido em cabeça, tronco e membros, de que adianta ensinar sobre ossos, músculos e sistemas digestório se não aprendermos a gerenciar por nós mesmos o bem estar dele. É claro que é importante saber o que compõe o nosso sistema orgânico, agora imprescindível é saber como manter o funcionamento harmonioso deste corpo, evitando assim que ele adoeça e vá parar nas mãos de pessoas que o vêem como uma cobaia e não como a morada de um ente humano! Qual a medicina que mais cresce no mundo hoje? -Acreditem a estética!
O que é a estética se não o reflexo do bom funcionamento de nosso corpo. De que adianta concertar a aparência enquanto ocorre uma falência múltipla de órgãos que levará a óbito independente dela.
Como um ser humano mal cuidado, mal alimentado, com inúmeras carências de vitaminas e sais minerais pode viver, aprender, crescer e produzir algo bom? É impossível! A subnutrição é uma das causas mais graves de nossa sociedade atual. Como exigir de um aluno faminto de pão, sua atenção para aprender algo? – Impossível! Sem nutrientes o cérebro não processa nem retém informações, que dirá tirar proveito delas.
Ouso dizer que um povo sem saúde está fadado a servidão e a escravidão sumária.
Onde alguém mal nutrido, por exemplo, encontrará forças para ver seus direitos garantidos? Como encontrará os meios dignos, para a sobrevivência do corpo e a vivência da alma?
A MTC (Medicina tradicional chinesa) vista no ocidente como “alternativa”; termo que mais denigre do que significa, pode ajudar muito, tanto na auto-educação, como na base de uma nova formação para os seres humanos em saúde preventiva e tratamento, é uma possibilidade de seis mil anos, capaz de contribuir para uma nova sustentabilidade, a mais básica, a do nosso querido e amado corpo!
Se você apreciou essa pequena explanação e ficou curioso a respeito da MTC recomendo como leitura inicial, um livro para leigos e profissionais da área o livro de Sonia Hirsch, Manual do Herói, da editora CorreCotia. Além de compreender melhor o que essa ciência milenar abarcou ao longo de milênios, você poderá adquirir novos e simples hábitos que transformarão sua vida e a colocará em um novo patamar qualitativo. Ouse, leia, informe-se e, cure-se de corpo e alma! Faça valer o seu direito a saúde, por si mesmo se for necessário!